APRESENTAÇÃO


O Núcleo de Choro do Maranhão é um grupo de intérpretes e estudantes de música especializado no repertório de choro nacional e maranhense, vinculados à Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM). Criado na perspectiva de difundir o repertório de choro com ênfase na obras de compositores maranhenses, a ideia do Núcleo de Choro do Maranhão surgiu por volta de 2001, quando intérpretes começaram a se unir para realizar apresentações. Como vários chorões eram também professores ou estudantes da EMEM, houve a intenção de institucionalizar o grupo, fato que se concretizou em 2014. Há, portanto, um diálogo estreito do Núcleo de Choro com o Instrumental Pixinguinha, conjunto criado em 1990 e que conta deste então com intérpretes renomados do cenário local, a exemplo de Raimundo Luiz Ribeiro, Domingos Santos, Zezé Vales, Juca do Cavaco e Nonatinho.

Desde 2003, houve várias tentativas de estabelecer uma agenda cultural para apresentações de choro, servindo também como espaço para formação de músicos que hoje são atuantes no cenário ludovicense. Como exemplos mais evidentes, destacam-se o projeto "Tarde Efervescente", realizado no Auditório José de Ribamar Belo Martins da EMEM; o "Dia Nacional do Choro", idealizado por Raimundo Luiz Ribeiro; e apresentações pontuais nos mais variados espaços culturais de São Luís, como o Salão de Arte da Galeria Trapiche, projeto "Rico Choro" promovido por Ricarte Santos, projeto "Música no Espigão" da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) e o Aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo.

Desde março de 2017, o Núcleo do Choro se apresenta semanalmente às terças-feiras no Buriteco Café, parceria que tem rendido valiosos frutos no sentido de oferecer tanto uma agenda cultural regular ao público - local, nacional e do exterior - quanto espaço para a prática e aprendizagem dos estudantes, por meio do ensino em grupo de instrumento musical. O Buriteco Café está localizado na Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís. Clique adiante para acessar as páginas da casa: Facebook ou Instagram.

A perspectiva futura do Núcleo de Choro do Maranhão, que já está iniciando seu andamento, é criar uma "orquestra" ou "bandão" de choro, formado por vários grupos instrumentais menores e indendentes. Nesses últimos, participarão estudantes de escolas regulares, faculdades e amadores, tendo eventualmente como convidados chorões renomados da região.



PARTICIPANTES

Integrantes que conduzem o Núcleo de Choro: Nonatinho, Raimundo Luiz Ribeiro, Zezé Alves, Domingos Santos e Raimundo Nonato Privado

Alguns participantes frequentes: Suellen Almeida, Gabriel Fernandes, Vítor Monteiro, André Anderson, Vinícius Brito, Flor do Bandolim, Marcelo Marinho, Hugo Matheus dos Reis, Ana Oliveira, Doroti Martz, Fran Diniz, Vítor Araújo, Diego Martins, Dudu Lima, Rodrigo Sérgio, Jarderson Silva, Florilene Duarte, Wilson Miranda Silva e Magno José Júnior.

Integrantes que fizeram parte do Núcleo de Choro: Renato Pinheiro, Bruno Serra, Leonardo da Silva.

Participações Especiais: João Neto, Peter Nihaus, Osmar Furtado, Solano Sete Cordas, Luiz Júnior e Ricardo do Sax.



Whatsapp

O Núcleo de Choro do Maranhão possui um grupo no Whatsapp para troca de informações sobre as apresentação de choro em São Luís e eventuais informações sobre compositores e intérpretes maranhenses deste gênero. Para participar, envie uma mensagem para o Prof. Nonato, através do número +55 98 99985-1867.